Pular para o conteúdo principal

18 Motivos inusitados para ser Acólito







Não tem coisa melhor que servir a nosso Senhor no altar. Motivos para isso não faltam, destacando como é sublime servir a Deus e um privilégio participar na coisa mais importante que acontece na face da terra, o santo sacrífico da missa.

Mas... tem gente que ainda estar precisando de um empurrãozinho. Então seguem alguns motivos que você ainda não tinha pensado para ingressar nas fileiras dos servidores do altar.


1. Você vai realmente fazer a diferença.


Servir ao altar é algo realmente grande, e seu papel é tão venerável e querido pela igreja, que você vai realmente fazer  de algo grande, muito maior que você 

2. Você pode ver, efetivamente, oque estar acontecendo na Missa.


Na missa, Acontecem muitas coisas que passam despercebida pelo povo. Você vai ter uma visão privilegiada de tudo. E se for baixo, nunca mais vai ser só travesseiro da frente.

3. Você pode vestir roupas bonitas e solenes durante o serviço.


Vamos combinar que nada cai melhor num menino ou menina que batina e sobrepeliz.

4. Você vai aprender palavras incríveis da liturgia, como "Cíngulo, Turíbulo, doxologia, hierofante ou triregnum".



O dicionário litúrgico é belíssimo. E ainda o Latim! 


5. Você sempre será o primeiro da fila da comunhão! 

Nunca mais vai ficar horas na fila esperando chegar sua vez. Normalmente, um dos primeiros a receber nosso Senhor será você!

6. Você vai ter a oportunidade de crescer em serenidade e santidade.

Infelizmente, ainda mais hoje em dia, a maioria das crianças e jovens pararam no tempo e crescem imaturos e bobalhões. A responsabilidade do serviço vai lhe ajudar a não ser um desses. Claro que o papel do coordenador aqui é essencial, para guiar o grupo á maturidade. 

Ter S. Domingos Sávio, S. João Berchmans, S. Tarcísio, Beato Francisco Marto, B. José Sanchez del Rio, B. Francisco Marto e praticamente todos os santos que foram padres como seu padroeiros é coisa para poucos!
Ter S. Domingos Sávio, S. João Berchmans, S. Tarcísio, Beato Francisco Marto, B. José Sanchez del Rio, B. Francisco Marto e praticamente todos os santos que foram padres como seu padroeiros é coisa para poucos!


7. Você vai aprender muita, muita coisa nova que vai lhe ajudar a ser cada vez melhor em tudo na sua vida.

Três das principais premissas do serviço são: Dedicação, atenção e comunicação. Isso vai lhe ajudar em toda a sua vida. E a Graça que você vai receber de servir a Deus vai lhe ajudar ainda mais!

8. Você vai fazer verdadeiros amigos.

Um grupo de Acólitos é normalmente uma família, Uma família de almas. No grupo você vai fazer amigos para a vida inteira, que são, normalmente, muito parecidos com você.

9. As crianças da igreja vão admirar você.

Todas as crianças vão querer ser como você. Isso é um grande responsabilidade, mais também lhe dá muita oportunidade de exercer a liderança e aprender a conviver com todos.

10. Às vezes, você vai dizer ao padre o que fazer!

Em particular se você for cerimoniário. Sabe aquele ditado "Ensinar o padre a rezar a missa?" Pois é, muitas vezes isso é trabalho também de coroinha.

11. As senhoras idosas da paróquia vão amar você. De verdade.

Tá certo que fugir dos beijos e das apertadas de bochechas das suas fãs, nem sempre será fácil, mais vamos confessar que isso é legal. Presentes são coisas comuns. Comidinhas também :) 

12. Você vai poder brincar com fogo.

O único lugar do mundo em que vão lhe deixar brincar com fogo e fumaça é aqui. Você vai poder cuidar do turíbulo, das velas, acender as brasas... E ainda  vai descobrir que existe, dentro da liturgia, objeto até para apagar a vela, ou seja, você nem precisa ter fôlego. 

13. Você vai poder tocar o sino. 

O segundo mais querido de todo coroinha. Os sinos anunciam a chegada do Bom Deus pelas palavras da consagração ou quando, fora da missa, se abre o sacrário para que ele se dê em comunhão. Uma grande honra, e todo mundo gosta de tocar o sino.

14. Você vai ser o zelador dos objetos sagrados.

Sabe aquele jogo que você costuma jogar que tem itens "raros e sagrados", que lhe dão algum benefício de uso? Pois é. Como coroinha você vai cuidar de todos. E o benefício é a graça santificante, melhor que qualquer poder ou mana que você possa ter.

15. Segurar os livros litúrgicos é um belo exercício para o músculo.

Se você quer ser mais forte, nem precisa fazer exercícios em casa. Basta seguras os livros litúrgicos, sobretudo durante grandes leituras. 

16.
Você vai poder ouvir as orações que o padre sussurra, coisa que quase ninguém sabe.


Antigamente era mais profundo, mas ainda hoje o padre reza muitas orações sussurrando, que a assembléia nem imagina. E você vai poder ouvir. Isso vai lhe tornar o menino mais "maneiro" da escola. Pode crer.

17. Se um dia você se tornar padre, já vai saber de todas as orações na cabeça.

Sério. Todas.


18. Você vai aprender a ser santo.


O mundo é difícil, as trevas aumentam a cada dia, e para crianças e jovens as coisas são muito mais complicadas. Um grupo de coroinhas pode ser o refúgio no meio de uma tempestade, e certamente um dos poucos lugares onde você vai poder conhecer melhor a igreja, aprender a amar a missa e pode descobrir, de maneira adequada a sua vocação. 

Não existe aventura como a nossa!

Postagens mais visitadas deste blog

Formação do Missal Romano

Funções e responsabilidades do Acólito.