Pular para o conteúdo principal

FORMAÇÃO → MISSAL ROMANO ❆ATUALIZADO❆

“Na santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da
Igreja, isto é, o próprio Cristo, a nossa Páscoa e o pão vivo que dá
aos homens a vida mediante a sua carne vivificada e vivificadora
pelo Espírito Santo.”
(Presbyterorum Ordinis N.º 5)

O que é missal Romano? 
 É um livro litúrgico que contém todo o formulário e todas as orações usadas nas celebrações da missa para o ano litúrgico 

A estrutura da Missa
Antes de vermos a estrutura da missal, é conveniente relembrarmos a estrutura de uma missa, para que possamos facilmente perceber como se organiza e assim sabermos o que procurar, e como preparar o missal para cada celebração em particular.




❆ Antes de mais nada, devemos conhecer os 3 graus de uma celebração litúrgica. 

1. Memória → São as celebrações semanais(feriais), nelas não se canta o GLÓRIA, NÃO HÁ 2ª LEITURA e não se reza o CREIO

2. Festa → São as celebrações por alguns santos em especial os apóstolos, nelas acrescentam apenas o GLÓRIA.

3. Solenidades → Nelas acrescentam-se o GLÓRIA, 2ª LEITURA e se reza o CREIO. Todas as celebrações de dominicais são elevadas ao grau de solenidade. 

❆ A missa divide-se em cinco partes. ❆ 
➥ Ritos iniciais
➥ Liturgia da Palavra
➥ Liturgia eucarística 
➥ Rito da Comunhão
➥ Ritos Finais

RITOS INICIAIS
➯ Canto de entrada
➯ Saudação
➯ Ato Penitencial
➯ Invocação Kyrie Eleison (Omiti-se quando é utilizado a terceira forma ou o rito de aspersão dominical de água benta) - Apêndice IV, p. 1359-1365
➯ Hino do Glória (Quando Houver)
➯ Oração do dia ou Coleta (Próprio do dia)




LITURGIA DA PALAVRA
Para a liturgia da Palavra precisamos recorrer ao lecionário. De fato o missal, ao contrário daquilo que o nome sugere não contém todas as partes da missa. Para a celebração é necessário dois livros: o missal e o lecionário. O  MISSAL é o livro do Presidente, o LECIONÁRIO é o livro do leitor

➯ 1ª Leitura
➯ Salmo
➯ 2ª leitura
➯ Evangelho
➯ Homilia
Profissão de fé - O creio (Quando houver)
Oração(preces) dos fiéis



LITURGIA EUCARÍSTICA 
➯ Preparação das Oferendas
Oração sobre as oblatas
➯ Prefácio - São +100, encontrando-se no ordinário os mais utilizados (P. 453-513).
➯ Oração Eucarística 
Incluídas no ordinário, há 4 orações eucarísticas (P. 515-543); porém no missal, temos ainda as seguintes: 
4 Orações eucarísticas para as Missas diversas (P. 1157-1179);
Orações para a missa da reconciliação (Apêndice I, P. 1314-1325);
Orações eucarísticas para a missa com as crianças (Apêndice II, P. 1326-1341).




RITO DA COMUNHÃO
➯ Pai Nosso
➯ Oração da Paz 
➯ Comunhão
➯ Oração depois da comunhão (Próprio do dia)

RITOS FINAIS
➯ Avisos da comunidade
Benção final
Em certos dias e em ocasiões especiais, a benção final pode ser precedida de uma outra forma de benção solene ou da oração de benção sobre o povo no missal que vêm a seguir ao ordinário (P. 553-567 e 569-574, respectivamente)
➯ Despedida


Para mais facilmente trabalharmos com este livro devemos conhecer bem a forma como os seus conteúdos se organizam. Sabendo isto compreendendo a sequência litúrgica da missa, conhecendo o tempo litúrgico e as partes que serão utilizadas na missa, assim será mais fácil a preparação do missal e a utilização dele no serviço no altar.



✬ Voltemo-nos para o corpo do missal, segue esta ordem: 
 Introdução Geral
 Próprio do Tempo 
 Ordinário da Missa
 Ordinário da Missa com canto
 Próprio dos Santos
 Missas comuns
 Missas rituais
 Missas e orações para Diversas Necessidades 
 Missas Votivas
 Missas de defuntos
☛ Completam o missal com apêndices, com formulários diversos.


O próprio do tempo 
O missal apresenta os diversos tempos no ano litúrgico, do Domingo I do Advento ao Domingo XXXIV Tempo Comum (Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo), disposto pela seguinte ordem:

➠ Tempo do Advento (p. 103-131);
➠ Tempo do Natal (p. 137-164);
➠ Tempo da Quaresma (p. 167-241);
➠ Sagrado Tríduo Pascal (p. 245-328);
➠ Tempo da Páscoa (p.  329-391);
Tempo Comum (p. 395-430)
Solenidades do Senhor no tempo comum (Santíssima trindade, santíssimo corpo e sangue de Cristo e Sagrado Coração de Jesus) (p. 431-436)

Para cada dia do Advento, do Natal, da Quaresma e do tempo pascal, o missal contém a oração da coleta(do dia), oração sobre as oblatas(as oferendas) e a oração depois da comunhão, e ainda a antífona de entrada e a antífona da comunhão.
Durante o tempo comum, as orações e as antífonas próprias para cada domingo, repetem-se depois nos dias feriais(na semana), se outro critério não for usado. 


O próprio dos Santos (p. 538-728)


É um conjunto de formulários próprios para as solenidades, as festas e as memórias dos santos desde o dia 2 de janeiro a 31 de dezembro, bem como as solenidades executando as que estão incluídas próprias no tempo. EXEMPLOS: Apresentação do Senhor (02/02), Anunciação do Senhor (25/03) e entre outras.

Nela se encontram as mesmas orações presentes no próprio do tempo, mas cada uma com o texto apropriado ao santo que se celebra. Quando isso não acontece é celebrada a missa usando para isso o formulário comum, que veremos a seguir.

Nas solenidades e festas e memórias obrigatórias(MO), os formulários indicados no missal são obrigatórios. Nas memórias facultativas(MF), deixa-se uma grande margem de liberdade quanto a escolha de formulários.



Missas Comuns(p. 729-786)

Existem no missal uma série de missas comuns para  certas circunstâncias para as quais não existe uma missa própria, seguem a ordem de importância: 

➯ Comum da Dedicação de uma igreja
➯ Comum de Nossa Senhora
➯ Comum dos Mártires 
➯ Comum dos Pastores da Igreja
➯ Comum dos Doutores da Igreja
➯ Comum das Virgens
➯ Comum dos Santos e Santas

Por exemplo: É dia de São Brás, Mártir (3 de fevereiro). Verificamos no diretório litúrgico que se trata de um MF <<Memória Facultativa>>. A coleta vem no próprio dos santos. As Antífonas, o prefácio, a oração sobre as oferendas e a oração depois da comunhão, teríamos de escolher entre os que são propostos no comum dos mártires. 

É importante ficar atento à classificação dos santos e saber se o mesmo é um apóstolo, Mártir, Pastor (Papa, Bispo, padre ou Abade), Virgem, Religioso ou doutor da igreja. 


Missas Rituais (p. 787-841)


São Missas próprias para a celebração dos sacramentos (Só a penitência não tem missa própria) e para algumas outras celebrações de grande importância e comemorações de aniversário dos mesmo: Catecumenato, viático, benção abacial, consagração das Virgens, Profissão religiosa e dedicação de uma igreja ou de um altar. 




Missas e orações para Diversas Necessidades (p. 842-937)


Esta seção do missal abre com a oração eucarística VI, que possui 4 prefácios próprios e as intercessões correspondentes às diversas circunstâncias ou necessidades (VI A, VI B, VI C e VI D)

Trata-se de uma série de missas próprias para diversas necessidades. No missal vêm distribuído em 4 grupos (Pela igreja, Pela sociedade civil, Em diversas circunstâncias da vida social e por alguma necessidade particular). 



Missas Votivas(p. 938-964)


São missas que podem ser escolhidas segundo a piedade dos fiéis, para celebrar algum mistério cristão. 
Por exemplo: Na primeira sexta-feira do mês, se o diretório litúrgico não indicar nada em contrário, pode substituir-se a missa do próprio do tempo, pela missa votiva do Sagrado Coração de Jesus.




Missa dos Fiéis defuntos(p. 965)

São Missas próprias para as exéquias ou para o aniversário de um falecimento. Além de 3 missas próprias para o dia dos fiéis defuntos, que, no missal, vêm no lugar próprio, 2 de novembro, há mais de 38 formulários, que permitem responder a situações diversificadas: quando é defunto é o papa, ou um jovem, ou alguém que morreu depois de uma longa enfermidade e etc.




MARCANDO O MISSAL


1. Saber o que será celebrado para aquele dia (Se será próprio do tempo ou dos santos, etc) e ver se consta junto as orações principais da missa (Do dia, Sobre as oferendas e depois da comunhão). 

2. Marcar o Prefácio da missa

3. Marcar a Oração Eucarística 

4. Marcar o rito da comunhão 

5. Bençãos Solenes (Quando Houver) 

OBS: Sempre leia as rubricas do missal, pois muitas vezes elas nos dão uma orientação de como marcar um prefácio ou algumas orações. 


SERVIÇO COMUM NA MISSA


➠ Ritos Inicias (p. 440-445)

➠ Oração do dia (próprio do tempo)

 Liturgia da Palavra (p. 448-449)

➠ Liturgia Eucarística (virar)

➠ Oração sobre as oferendas (Próprio do tempo)

➠ Prefácio

➠ Oração Eucarística 

➠ Rito da Comunhão (p. 500)

➠ Oração depois da Comunhão

➠ Bençãos solenes para o final da missa

 As cores e locais das fitas não são obrigatoriamente fixas. Este fato leva a que antes da utilização do missal se verifiquem se as fitas estão a marcar no local pretendido (respectivo ao dia litúrgico) e qual a sua cor.

➽ Tanto o prefácio quanto a oração eucarística dependem da escolhe do sacerdote. O acólito poderá propor o prefácio de acordo com o tempo litúrgico mas terá SEMPRE de confirmar qual o prefácio e qual a oração eucarística que o presidente da celebração pretende.

➽ Em relação as marcas verdes enumerando-as de baixo para cima correspondem, respetivamente, às orações eucarísticas I, II, III, IV e ritos da comunhão



Por: Nícolas Vaillant Ramos, 26 de agosto de 2019.
ACÓLITOS, SERVIDORES DO ALTAR.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Formação do Missal Romano

Funções e responsabilidades do Acólito.