Pular para o conteúdo principal

🔵 Formação 🔵 Quarta-feira de Cinzas 📖

26 de Fevereiro de 2020
Cor Litúrgica: ROXO
"Lembra-te que és pó e ao pó hás de voltar!"



Jejum, Esmola e Oração: caminhos da Misericórdia
Dia de Jejum e abstinência
Na 4ª feira de cinzas iniciamos a quaresma tempo de intensa oração e busca de conversão, no desejo de superar aquilo que não está de acordo com o que Jesus Cristo viveu e ensinou. O rito das cinzas nos recorda que somos pó e que, sem a graça de Deus, nada podemos ser. Quer ainda chamar a nossa atenção para a chance que, a cada momento, nos é dada para mudarmos de vida, antes que este nosso corpo perecível se transforme em pó.

P.: Presidente        T.: Todos    L.: Leitor



1.Canto de entrada
Acolhe, ó Deus, o nosso canto! Escuta, pois, nosso clamor. / Vê quanta dor e quanto pranto que o nosso pecado provocou. / Por teu amor, tem misericórdia! (bis)
1. "Voltai, agora para mim com o co- ração arrependido. / Rasgai, não as vestes, mas o coração," diz o Senhor!
2. "Se o ímpio se arrepender dos pe- cados cometidos / E praticar a justi- ça, na certeza viverá," diz o Senhor! 
3. "Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossas ações. / Apren- dei a fazer o bem, procurai o que é certo," diz o Senhor! 

2. Saudação

P. Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo

T. Amém.

 P. O Senhor, que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo, esteja convosco.

T. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo

P. Irmãos e irmãs, o Senhor, Santo e Justo, nos reúne neste dia para darmos início ao grande caminho quaresmal que nos conduzirá à purificação de nossas vidas e à conversão de nosso coração. Serão quarenta dias de intensa escuta do Senhor, de jejum, de prática da caridade para que possamos viver plena- mente, com Ele, a Páscoa. Como o Povo de Deus que outrora caminhou pelo deserto, nos dispomos como Igreja no Brasil a percorrer este caminho sintonizados com os apelos da Campanha da Fraternidade que, neste ano, nos convida a uma renovação do sentido da vida como dom e compromisso, que se traduz em relações de mútuo cuidado entre as pessoas.

(Algumas paróquias acontece a abertura da Campanha da fraternidade, situando a comunidade sobre o tema e o lema, acontece nesse momento a entrada do cartaz) 

ABERTURA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE
Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso.
"Viu, sentiu compaixão e cuidou dele" (Lc 10,33-34)
3. Hino da CF 2020
1. Deus de amor e de ternura,contemplamos.Este mundo tão bonito que nos deste. Desse dom, fonte da vida, recordamos. Cuidadores, guardiões tu nos fizeste
Refrão.:Peregrinos, aprendemos nesta estrada. O que o bom samaritano ensinou.Ao passar por uma vida ameaçada.Ele a viu, compadeceu-se e cuidou
2. Toda vida é um presente e é sagrada. Seja humana, vegetal ou animal. É pra sempre ser cuidada e respeitada. Desde o início até seu termo natural


(O ato penitencial é substituído pelo rito de imposição das cinzas, não se recitando o Hino de
Louvor.)


4. Oração do dia
P.  OREMOS: Concedei-nos, ó Deus todo-poderoso, iniciar com este dia de jejum o tempo da Quaresma, para que a penitência nos fortaleça no combate contra o espírito do mal. Por nosso Senhor
Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

T. Amém.




L.: O tempo para a conversão é agora. Na oração, no jejum e na esmola, encontramos ajuda para a verdadeira conversão a Deus e o cuidado do próximo.

5. Primeira Leitura (Jl, 2,12-18)
Leitura da Profecia de Joel:
12“Agora, diz o Senhor, voltai para mim com todo o vosso coração, com jejuns, lágrimas e gemidos; 13rasgai o coração, e não as vestes; e voltai para o Senhor, vosso Deus; ele é benigno e compassivo, paciente e cheio de misericórdia, inclinado a perdoar o castigo”.
14Quem sabe, se ele se volta para vós e vos perdoa, e deixa atrás de si a bênção, oblação e libação para o Senhor, vosso Deus?
15Tocai trombeta em Sião, prescrevei o jejum sagrado, convocai a assembleia; 16congregai o povo, realizai cerimônias de culto, reuni anciãos, ajuntai crianças e lactentes; deixe o esposo seu aposento, e a esposa, seu leito.
17Chorem, postos entre o vestíbulo e o altar, os ministros sagrados do Senhor, e digam: “Perdoa, Senhor, a teu povo, e não deixes que esta tua herança sofra infâmia e que as nações a dominem”. Por que se haveria de dizer entre os povos: “Onde está o Deus deles?” 18Então o Senhor encheu-se de zelo por sua terra e perdoou ao seu povo.
L.: - Palavra do Senhor.
T.: - Graças a Deus.
5. Salmo Responsorial (Sl 50)
— Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.
— Misericórdia, ó Senhor, pois pecamos.
— Tende piedade, ó meu Deus, misericórdia!/ Na imensidão de vosso amor, purificai-me!/ Lavai-me todo inteiro do pecado/ e apagai completamente a minha culpa!
— Eu reconheço toda a minha iniquidade,/ o meu pecado está sempre à minha frente./ Foi contra vós, só contra vós, que eu pequei,/ pratiquei o que é mau aos vossos olhos!
— Criai em mim um coração que seja puro,/ dai-me de novo um espírito decidido./ Ó Senhor, não me afasteis de vossa face,/ nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
— Dai-me de novo a alegria de ser salvo/ e confirmai-me com espírito generoso!/ Abri meus lábios, ó Senhor, para cantar,/ e minha boca anunciará vosso louvor!
6. Segunda Leitura (2Cor 5,20-6,2)
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios:
Irmãos: 20Somos embaixadores de Cristo, e é Deus mesmo que exorta através de nós. Em nome de Cristo, nós vos suplicamos: deixai-vos reconciliar com Deus. 21Aquele que não cometeu nenhum pecado, Deus o fez pecado por nós, para que nele nós nos tornemos justiça de Deus.
6,1Como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus,2pois ele diz: “No momento favorável, eu te ouvi e, no dia da salvação, eu te socorri”. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação.
L.: - Palavra do Senhor.
T.: - Graças a Deus.
7. Aclamação ao Evangelho 
Glória e louvor a Cristo! Aclamai de pé! / Glória e louvor a Cristo, luz de nossa fé!
1. São, ó Senhor, bem felizes aqueles que em tua casa, / moram contigo, são teus amigos, / pois te louvarão para sempre, Senhor!
8. Evangelho
P.: O Senhor esteja convosco.
T.: Ele está no meio de nós.
P.: + Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
T.: Glória a vós, Senhor.
P.: NAQUELE TEMPO, disse Jesus aos seus discípulos: 1 “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. 5 Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.
P.: Palavra da Salvação.
T.: Glória a vós, Senhor.
9. Homilia
10.  Liturgia Penitencial
BENÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DAS CINZAS
P.: Caros irmãos e irmãs, roguemos instantemente a Deus Pai que abençoe com a riqueza da sua graça estas cinzas, que vamos colocar sobre as nossas cabeças em sinal de penitência.
(Todos rezam em silêncio por alguns instantes)
P.: Ó Deus, que vos deixais comover pelos que se humilham e vos reconciliais com os que reparam suas faltas, ouvi como um pai as nossas súplicas. Derramai a graça da vossa bênção + sobre os fiéis que vão receber estas cinzas, para que, prosseguindo na observância da Quaresma, possam celebrar de coração purificado o mistério pascal do vosso Filho. Por Cristo, nosso Senhor.
T.: Amém.
(Em silêncio, o sacerdote asperge as cinzas com água benta. Todos se encaminham para receber as cinzas. O sacerdote, impondo-lhes as cinzas, diz a cada um: “Convertei-vos e crede no Evangelho” ou então “Lembra-te que és pó, e ao pó hás de voltar”.)
11. Imposição das cinzas 
 CANTO I
Convertei-vos e crede no Evangelho, / Eis o tempo favorável! 
1. Tirarei de vós um coração de pe- dra, / e porei em vós um coração de carne!
 2. Dar-vos-ei o meu espírito de vida, / Mudarei a escravidão em liberdade! 
3. Retornai de coração arrependi- do, / porque Deus é compassivo e indulgente!
 CANTO II
Não esqueças somos pó – e ao pó vamos voltar!
 1. Converter-se ao Evangelho, na Palavra acreditar. “Caridade e penitência”, quem as cinzas procurar. 
2. Não as vestes, mas o peito, o Senhor manda rasgar. “Jejuai, mudai de vida”, em sua face a chorar. 
3. Quão bondoso é nosso Deus, inclinado a perdoar. Quem dos males se arrepende, compaixão vai encontrar.
 4. Chora e diz o sacerdote entre a porta e o altar: Pela vida do teu povo vão meus lábios suplicar. 
5. Convertei-vos, povo meu, do Se- nhor vamos lembrar. Eis o tempo favorável! Ó, Senhor, vem nos salvar. 

12. Preces da Comunidade
P.: Irmãos e irmãs, a Quaresma é um tempo de intensa oração. Elevemos, pois, nossas preces ao Deus de Misericórdia. Que ele nos inspire hoje e sempre atitudes de conversão e fraternidade.
1. Pela Santa Igreja de Deus, para que proclame com vigor a Boa Nova da gratuidade, do amor, da justiça e da paz, rezemos ao Senhor:
T.: Senhor, escutai a nossa prece.
2. Pelo Papa Francisco, por nosso bispo (Nome) e por todos os que anunciam o Evangelho, para que, vivendo este tempo quaresmal, tenham fortalecida a fidelidade ao que Jesus Cristo ensinou, rezemos ao Senhor:
3. Pela Campanha da Fraternidade, há muitos anos rico instrumento de Evangelização no Brasil, para que traga à nossa Igreja muitos frutos de conversão e compromisso com o próximo, rezemos ao Senhor:
4. Por todos aqueles que mais sofrem, no corpo e na alma, para que encontrem em nós, cristãos, corações solidários e comprometidos, rezemos ao Senhor:
(Outras intenções da comunidade)
P.: Encerremos rezando a oração da Campanha da Fraternidade:
 T.: Deus, nosso Pai,  fonte da vida e princípio do bem viver,  criastes o ser humano e lhe confiastes o mundo  como um jardim a ser cultivado com amor.  Dai-nos um coração acolhedor para assumir a vida como dom e compromisso.  Abri nossos olhos para ver as necessidades dos nossos irmãos e irmãs,  sobretudo dos mais pobres e marginalizados. Ensinai-nos a sentir a verdadeira compaixão expressa no cuidado fraterno,  próprio de quem reconhece no próximo  o rosto do vosso Filho.  Inspirai-nos palavras e ações  para sermos construtores de uma nova sociedade, reconciliada no amor.  Dai-nos a graça de vivermos em comunidades eclesiais missionárias que, compadecidas, vejam, se aproximem e cuidem daqueles que sofrem,  a exemplo de Maria,  a Senhora da Conceição Aparecida, e de Santa Dulce dos Pobres, Anjo Bom do Brasil.  Por Jesus, o Filho amado,  no Espírito, Senhor que dá a vida. Amém!
P.: Pai Santo, acolhei compassivo as preces que vos apresentamos neste dia de jejum e penitência e dai-nos a graça de uma santa Quaresma, fazendo crescer em nós a fraternidade e a solidariedade. Por Cristo, nosso Senhor.
T.: Amém.

13. Canto das Ofertas
1. Sê bendito, Senhor, para sempre / pelos frutos das nossas jornadas! / Repartidos na mesa do Reino, / anunciam a paz almejada!
REFRÃO: Senhor da vida, / Tu és a nossa salvação! / Ao prepararmos a tua mesa, / em ti buscamos ressurreição!
2. Sê bendito, Senhor, para sempre / pelos mares, os rios e as fontes! / Nos recordam a tua justiça, / que nos leva a um novo horizonte!
3. Sê bendito, Senhor, para sempre / pelas bênçãos qual chuva torrente! / Tu fecundas o chão desta vida / que abriga uma nova semente!
14. Convite a oração 
P.: Orai, irmãos e irmãs, para que o nosso sacrifício seja aceito por Deus Pai todo-poderoso.
T.: Receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja.
16. Oração Sobre as Oferendas
P.: Oferecendo-vos este sacrifício no começo da Quaresma, nós vos suplicamos, ó Deus, a graça de dominar nossos maus desejos pelas obras de penitência e caridade, para que, purificados de nossas faltas, celebremos com fervor a paixão do vosso Filho. Que vive e reina para sempre.
T.: Amém.
17. Oração Eucarística II
Prefácio da Quaresma, IV
Os frutos do jejum 
P.: O Senhor esteja convosco.
T.: Ele está no meio de nós.
P.: Corações ao alto.
T.: O nosso coração está em Deus.
P.: Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
T.: É nosso dever e nossa salvação.
P.: Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso. Pela penitência da Quaresma, corrigis nossos vícios, elevais nossos sentimentos, fortificais nosso espírito fraterno e nos garantis uma eterna recompensa, por Cristo, Senhor nosso. Por ele, os anjos celebram vossa grandeza e os santos proclamam vossa glória. Concedei-nos também a nós associar-nos a seus louvores, cantando (dizendo) a uma só voz:
T.: Santo, Santo, Santo...
P.: Na verdade, ó Pai, vós sois santo e fonte de toda santidade. Santificai, pois, estas oferendas, derramando sobre elas o vosso Espírito, a fim de que se tornem para nós o Corpo e + o Sangue de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso.
T.: Santificai nossa oferenda, ó Senhor!
P.: Estando para ser entregue e abraçando livremente a paixão, ele tomou o pão, deu graças, e o partiu e deu a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E COMEI: ISTO É O MEU CORPO, QUE SERÁ ENTREGUE POR VÓS.
Do mesmo modo, ao fim da ceia, ele tomou o cálice em suas mãos, deu graças novamente, e o deu a seus discípulos, dizendo:
TOMAI, TODOS, E BEBEI: ESTE É O CÁLICE DO MEU SANGUE, O SANGUE DA NOVA E ETERNA ALIANÇA, QUE SERÁ DERRAMADO POR VÓS E POR TODOS PARA REMISSÃO DOS PECADOS. FAZEI ISTO EM MEMÓRIA DE MIM.
Eis o mistério da fé!
T.: Salvador do mundo, salvai-nos, vós que nos libertastes pela cruz e ressurreição.
P.: Celebrando, pois, a memória da morte e ressurreição do vosso Filho, nós vos  oferecemos, ó Pai, o pão da vida e o cálice da salvação; e vos agradecemos porque nos tornastes dignos de estar aqui na vossa presença e vos servir.
T.:Recebei, ó Senhor, a nossa oferta!
P.: E nós vos suplicamos que, participando do Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos pelo Espírito Santo num só corpo.
T.: Fazei de nós um só corpo e um só espírito!
P.: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade, com o Papa N., com o nosso Bispo N. e todos os ministros do vosso povo.
T.:Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja!
P.: Lembrai-vos também dos nossos irmãos e irmãs que morreram na esperança da ressurreição e de todos os que partiram desta vida: acolhei-os junto a vós na luz da vossa face.
T.:Lembrai-vos, ó Pai, dos vossos filhos!
P.: Enfim, nós vos pedimos, tende piedade de todos nós e dai-nos participar da vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, com São José, seu esposo, com os santos Apóstolos e todos os que neste mundo vos serviram, a fim de vos louvarmos e glorificarmos por Jesus Cristo, vosso Filho.
T.:Concedei-nos o convívio dos eleitos!
P.: Por Cristo, com Cristo, em Cristo, a vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória, agora e para sempre.
T.:Amém.
18. Rito da Comunhão
P.: Obedientes à Palavra do Salvador e formados por seu divino ensinamento, ousamos dizer:
T.: Pai nosso...
P.: Livrai-nos de todos os males, ó pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vida de Cristo Salvador.
T.: Vosso é o Reino, o poder e a glória para sempre! 
P.: Senhor Jesus Cristo...
T.: Cordeiro de Deus...
P.: Provai e vede como senhor é bom; feliz de quem nele encostra seu refúgio. Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. 
T.:  Senhor, eu não sou digno/a que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo/a.
19. Canto da Comunhão 
Agora, o tempo se cumpriu, / O reino já chegou, / irmãos, convertam- -se / e creiam firmes no Evangelho! 
1. Feliz aquele homem que não anda / conforme os conselhos dos perversos;
 2. Que não entra no caminho dos malvados / nem junto aos zombadores vai sentar-se. 
3. Mas encontra seu prazer na lei de Deus / e a medita, dia e noite, sem cessar. 
4. Eis que ele é semelhante a uma árvore / que à beira da torrente está plantada;
 5. Ela sempre dá seus frutos a seu tempo / e jamais as suas folhas vão murchar. 
6. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, / mas a estrada dos malvados leva à morte.
20. Oração Depois da Comunhão

P. OREMOS: Ó Deus, fazei que sejamos ajudados pelo sacramento que acabamos
de receber, para que o jejum de hoje vos seja agradável e nos sirva de remédio. Por
Cristo, nosso Senhor.

T. Amém.



 21. Avisos/Comunicados 
 22. Benção final
P.: O Senhor esteja convosco.

T.: Ele está no meio de nós.

P.: Deus, Pai de misericórdia, conceda a todos vós, como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno à casa.

T.: Amém.

P.: O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, vos guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão.

T.: Amém.

P.: O Espírito de sabedoria e fortaleza vos sustente na luta contra o mal, para poderdes com Cristo celebrar a vitória da Páscoa.

T.: Amém.

P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho + e Espírito Santo.

T.: Amém.

P.: A alegria do Senhor seja a vossa força; ide em paz e o Senhor vos acompanhe.

T.: Graças a Deus.


23. Canto Final
1. Deus de amor e de ternura,contemplamos.Este mundo tão bonito que nos deste. Desse dom, fonte da vida, recordamos. Cuidadores, guardiões tu nos fizeste
Refrão.:Peregrinos, aprendemos nesta estrada. O que o bom samaritano ensinou.Ao passar por uma vida ameaçada.Ele a viu, compadeceu-se e cuidou
2. Toda vida é um presente e é sagrada. Seja humana, vegetal ou animal. É pra sempre ser cuidada e respeitada. Desde o início até seu termo natural

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Formação do Missal Romano

Funções e responsabilidades do Acólito.