Pular para o conteúdo principal

💠 Lenda urbana no meio litúrgico 💠 ⏩ (Quaresma) ⏪

"Jejuar é saber renunciar às coisas vãs, que passam, ao supérfluo, para ir ao essencial. É buscar a beleza de uma vida mais simples" - Papa Francisco

A quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a Igreja marca para nos preparar para a grande festa da Páscoa. É tempo para nos arrepender dos nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo.
A Quaresma dura 40 dias; começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo deste tempo, sobretudo na liturgia do domingo, fazemos um esforço para recuperar o ritmo e estilo de verdadeiros fiéis que devemos viver como filhos de Deus.

Alguns mitos sobre a quaresma: 
🔰 Não pode tocar os sinos na quaresma.
E agora você sabe? será que podemos tocar o sino na quaresma?  essa é mais uma lenda, não existe restrição sobre o toque dos sinos na quaresma, o que vale também para o carrilhão(Sineta) na missa. Única proibição ao toque dos sinos é depois da missa da Quinta-feira Santa até a Vigília Pascal .

O que existe é um costume de alguns lugares de não se tocar os sinos na quaresma, é um costume que não está errado, o errado é dizer que é uma norma da igreja passar a quaresma inteira sem tocar os sinos ou carrilhão/sineta na missa. Únicos dias que a igreja proíbe o toque dos sinos é depois da missa de ceia do senhor na quinta feira santa até e vigília pascal no sábado santo.

🔰 Não pode usar Turíbulo na Quaresma.
Essa história que não pode usar turíbulo na quaresma é pura lenda, apenas uma mentira como em muitas outras coisas em relação a alguns aspectos litúrgicos. Único dia que não pode usar é na sexta feira santa, mas alguns padres usam para incensar a imagem do senhor morto.






Fonte: Cerimoniários-Mestre de cerimonias 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Formação do Missal Romano

Funções e responsabilidades do Acólito.